quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Primeiro emprego: dicas para corrigir 3 erros que você acha que não comete

Com o fim da faculdade, a busca pelo primeiro emprego dos sonhos fica ainda mais acirrada. E depois de finalmente encontrá-lo, o trabalho duro continua na tentativa de começar a trajetória na empresa sempre com o pé direito.
 Por insegurança ou pior, por medo de errar nessa fase delicada da vida, é que muitos de nós acabam cometendo os maiores erros, principalmente os que estão relacionados ao trato pessoal.




  • Não pedir ajuda
     
    Ao começar um novo trabalho, a última coisa que alguém pode querer é que a empresa  se arrependa da contratação. E aí a ansiedade por acertar sempre e manter tudo sob controle só aumenta, elevando também o nível de estresse. Agora perguntamos: será que vale a pena manter toda essa autossuficiência em um momento em que as perguntas são mais do que normais?

    Acredite: a maioria dos gestores é compreensivo com relação às dúvidas. Em vez de errar feio tentando acertar, procure fazer as perguntas certas, de um jeito bem objetivo, tomando notas e prestando atenção. Além de demonstrar interesse em aprender, você dará uma bela lição de confiança e trabalho em equipe.
  • Sentir-se menor do que os outros
     
    No primeiro emprego sério – ainda mais se for aquele com o qual sempre sonhou – é comum que muita gente se sinta como ponta insignificante da linha hierárquica. Mas acredite, você não é: mesmo tento pouco poder de decisão, erra quem pensa que deve manter-se em silêncio em todas as reuniões e nunca opinar se houver um chefe por perto. Aqui vai uma pergunta para fazer você pensar: essa ideia que você tem guardado, sem coragem para contar a ninguém, fará uma diferença positiva na rotina de trabalho da empresa? Então compartilhe. Fique atento apenas para escolher o melhor momento de fazer isso. Quando perguntarem, você levanta a mão. 
     
     Evitar encontros sociais
     
    Chega por e-mail um convite para um happy hour com o pessoal da firma e você primeiro pergunta ao chefe se pode ou deve ir? Sim, talvez seja a hora de começar a ser mais segura e independente dentro da firma. Não é errado ou mal visto se aproximar das pessoas que trabalham com você. Em vez de encarar como uma obrigação, enxergue as “sociais” como uma oportunidade para estreitar laços e conversar pessoalmente com quem você costuma se relacionar apenas por e-mail, na correria do dia. E não, você não precisa virar melhor amigo de ninguém, mas entre um papo e outro, você pode reconhecer afinidades, se divertir e trabalhar com mais leveza no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário